Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018

Dicas para acabar com mau hálito


Eliminar o mau hálito é a meta de muitas pessoas.

Tentando ser mais objetivo, milhares de brasileiros lutam para eliminar o mau hálito.

Na rede de internet, podemos achar diversas informações falsas sobre a cura deste horrível problema.

Essas informações erradas não só serão ineficientes mau cheiro da boca.

Diante disso, tomei a decisão de publicar este artigo para ajudar mais e mais pessoas.

Entre as causas mais frequentes da Halitose (mau hálito), mais de 80% se originam na cavidade oral.


Problemas na higiene oral que provocarão o surgimento da cárie dentária, gengivite (gengiva inchada e inflamada), saburra lingual (língua branca), entre outros, associado também com os caseos amigdalianos, podem originar um mau hálito forte.

Entretanto, pode-se já começar o tratamento deste chato e inconveniente problema na sua residência e gastando pouco. Vamos lá conhecer?

1. Beba ao menos 2,5L de água por dia
A saliva humana apresenta várias funções, e uma delas é preservar a saúde dos tecidos da boca a partir da atuação nas bactérias que originam diversos problemas, incluindo a halitose.

Quando não há a ingestão da quantia necessária de água por dia, existe uma queda da formação de saliva do corpo.

Com pouca saliva na boca, há um acréscimo da proliferação bacteriana e da descamação da mucosa oral, que podem causar o mau hálito. Se policiar para beber pelo menos 8 copos com água durante o dia é principal passo para Tirar a halitose.

2.Se alimente de frutas e chás que contribuem para a digestão e o trabalho intestinal
Poucos, mas a prisão de ventre pode originar o mau hálito.

Isto ocorre pois os gases formados das fezes que ficam presos são jogados na corrente sanguínea e, quando chegam aos pulmões, são exalados pela respiração.

Frutas fibrosas feito as maçãs contribuem muito na limpeza natural na boca.

Pepinos, Maçãs e cenouras, por exemplo, são considerados alimentos detergentes pois, durante a mastigação destes alimentos crus, existe a realização de um tipo de raspagem na parede dos dentes, removendo a placa bacteriana que pode originar diversos problemas, até mesmo o mau hálito.

 Além do mais, existem muitos alimentos, como o chás e o suco de frutas(limão, por exemplo), que auxiliam na digestão, eliminando os gases que podem originar o mau hálito. Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar a eliminar o mau hálito.

A. Canela e erva Doce (funcho)
Estes alimentos possuem propriedades antimicrobianas, ou seja, combatem os microorganismos e bactérias que podem ocasionar problemas à saúde bucal.

Realizar a mastigação de uma colher de sopa de erva doce estimulará a produção de saliva, agente que combate ao mau hálito.

Também é possível fazer um chá de erva doce ou de canela colocando uma ou duas colheres de chá de sementes de erva-doce em um copo de água quente por 5 a 10 minutos.

B. Cravo e Sala
O cravo e a salsa também atacam as bactérias e são muito efetivos para combater o mau hálito, ainda que seja momentaneamente. Basta apenas mastigar alguns pedaços.

Ainda é possível também fazer um chá com o cravo, acrescentando uma colher de chá deixar ferver por 5 a 10 minutos.

C. Suco de limão
O limão tem sido utilizado como método caseiro para tratar o mau hálito durante muito tempo.

Primeiramente ele contribui para a eliminação dos gases que provocam o mau hálito.

Além do mais, o limão tem propriedades adstringente e bactericida, destruindo bactérias na cavidade bucal e em todo o intestino.

E, como mencionei acima, o limão possui uma função reguladora no intestino, diminuindo a quantidade de gases com mau cheiro que caem na corrente sanguínea e são eliminados pela respiração.

D. Chá de Boldo
Há mais de 50 motivos para o mau hálito. Um percentual destas causas é originada por problemas na digestão.

Os gases produzidos na digestão são desviados para a corrente sanguínea e exalados pela respiração.

O chá de boldo ajuda bastante no processo de digestão dos alimentos, prevenindo que os gases pútridos sejam exalados através da boca.

Alimentar-se de alguns alimentos como o Café, Cebola, alho ou álcool, assim como o hábito de fumar, “auxiliam” a piorar o mau cheiro na boca.

Também existem remédios que apresentam como um dos efeitos colaterais diminuir a produção de saliva e ocasionar a boca seca, o que é sinônimo de mau hálito.

Outra das causas pode ser uma dieta carente em carboidratos. Estes tipos de nutrientes se encontram no macarrão, no pão, no arroz e nos legumes e uma dieta pobre em carboidratos|faz com que o corpo humano consuma as gorduras como fonte de energia.

3. Amenize a ingestão de alimentos com grande quantidade de proteínas, gorduras e alimentos ricos em enxofre
Já que estamos discutindo sobre alimentação, vale salientar que há alimentos que contribuem para a formação do mau hálito.

Aqui menciono que a proposta não é eliminar de vez, mas não exagerar no consumo, como por exemplo:

• Cebola ou alho;
• Queijo;
• Cafés;
• Salames;
• Pepperoni.

4. Ficar muitas horas sem comer
O organismo faz uso glicose para produzir energia, e esta vem do consumo de alimentos.

Se alguém passa muito tempo sem comer nada, o organismo começa a usar das proteínas para gerar energia.

A destruição das proteínas do organismo causa a formação de gases que serão descartados pela boca, originando o mau hálito.

Por isso que é necessário que haja ingestão de comida (frutas, por exemplo) a cada 3 horas, a fim de evitar que o organismo use as proteínas do corpo para gerar energia.

5. Faça atividades físicas que reduzem a ansiedade e o stress
Poucas pessoas sabem disso, mas a ansiedade e o stress contribuem para a redução do o fluxo salivar, o que pode ajudar para a formação do mau hálito.

Fazer de tudo para ter uma vida mais tranquila e fazer atividades físicas ajudarão para a redução do stress e ansiedade.

6. Possuir uma higiene bucal regular e saudável auxilia BASTANTE a prevenir e eliminar o mau hálito
Como mencionamos, não se pode debater em eliminar o mau hálito sem incluir a higiene bucal.

Problemas bucais como a cárie dentária, gengivite ou saburra lingual causam a liberação dos compostos sulfurados voláteis (CSV), que originam o mau hálito.

É essencial realizar a higiene bucal pelo menos 3x ao dia ou logo após as refeições. Higienizar os dentes através da escova dental e do fio dental e a língua com o uso do limpador é necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário